Guia Turístico Digital

JATOBAZEIRO : Ao se fundar aqui em 1847 a Irmandade do Rosário dos Homens pretos de Sucuriú, foi lhe doada pelo proprietário da fazenda das almas, a área de aproximadamente um hectar de terra, início de seu patrimônio como personalidade jurídica. Aí se construiu uma capela, e a uns 20 metros, plantado um jatobazeiro.
Lá está ele, mais de cem anos, tronco majestoso,alta e frondosa copa, uma beleza! Quantas gerações de “moleques”, na época do amadurecimento de seus frutos, tem lhe atirado “toletes”, para arranca-lhe as bagas e apreciar-lhe as deliciosas castanhas! Mas não se recente, fica até alegre com brincadeiras da meninada. Assim foi se criando e sobressaindo no ambiente do alto do Rosário.
APA – CHAPADA DOS PEQUIZEIROS : Possuindo 6.250,0 hectares, esta localizada no centro – oeste do município, limitando-se em parte com o município de Berilo. Destaca-se no município por ainda manter preservadas espécies vegetais e animais típicos do cerrado, além de abrigar a nascente do Córrego Àgua Limpa, que até o ano de 2000 era o responsável pelo abastecimento de água da Sede do Município.
A Chapada dos Pequizeiros é popularmente conhecida por este nome em virtude da grande concentração de pequizeiros ( árvore escolhida como Àrvore Simbolo do Estado de Minas Gerais ) existente em suas encostas e na área plana da chapada. Faz parte também da sua paisagem cênica, o Morro Redondo, com sua formação característica, muito conhecido na região e sempre visível de várias regiões da APA.
IGREJA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO: Construída pelas mãos de escravos, por volta de 1847, com características tipicamente européias, sendo erguida em cumprimento de disposição do Compromisso da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos do Sucuriú, fundada em 1846. A Igreja foi construida em madeira e adobe, com capela -mor e duas sacristias laterais, nave com uma parte lateral assobradada, fachada sem torre, o coro e o público na parte assoalhada, sendo que estes foram retirados com a ordem do pároco Emiliano, quando o vigário achou melhor construir à esquerda da capela, outra lateral para torná-la mais espaçosa.
Essa Igreja encontra-se localizada no alto do Rosário, tendo sua frente voltada para o Córrego Sucuriú.
Tombada como Bem Imóvel no Município de Francisco Badaró , através do Decreto Municipal nº. 005 de 07 de Abril de 2009.
SOBRADÃO VELHO: De traçado irregular, o núcleo histórico, margeando o Córrego Sucuriú destaca-se o Sobradão Velho. Foi edificado no Século XIX, isso por volta de 1840.
GAMELEIRA: Em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, o Governo de Minas Gerais determinou que fosse plantada uma árvore, como marco da independência. Em 07 de Setembro de 1922, Sucuriú comemorou a festividade do primeiro centenário.Segundo o Livro de Tombo a festividade foi acompanhada de solenidade religiosa, havendo missa cantada e benção do Santíssimo Sacramento.
A árvore foi plantada em frente a esquina da casa do primeiro vigário desta freguesia, como um ato de patrimônio, dedicação e respeito. Este local ficou conhecido por muito tempo como “ Alto do Centenário”.
ESTÁDIO ESPLANDA: Localizado em um dos Bairros mais novos da cidade, sendo o local de descontração e lazer do povo badaroense, nos finais de semana.
SOBRADO DE FARIAS:Situado à Rua Dois de Setembro, Centro de Francisco Badaró .
Este sobrado é de grande valor histórico arquitetônico para o povo badaroense, por ter sido a primeira construção sólida aqui edificada, isso por volta de 1728, em estilo colonial, característico da influencia européia em nosso meio. O Sobrado de Farias também nos lembra o sacrifício e luta dos nossos antepassados em edificá-lo, ressaltando que este local foi palco da exploração aurífera, que atendeu os interesses econômicos da metrópole portuguesa.
Tombado pelo Decreto Municipal nº. 006 de 23 de Março de 2002.

ALIMENTAÇÃO E HOSPEDAGEM:

RESTAURANTE E POUSADA RECANTO – TELEFONE: (33) 8848-2092

LANCHONETE E SORVETERIA GIGA BYTES – TELEFONE: (33)8835-3151

BAR ZÉ DA PELA – TELEFONE: 8816-4816

LANCHONETE E SORVETERIA KI GOSTOSO – TELEFONE: (33) 8808-3063 OU 8721-3796

LANCHONETE E RESTAURANTE MAMUSCA – TELEFONE: (33) 8874-4763

TROPICAL FESTAS E EVENTOS – TELEFONE: (33) 8826-5394

POUSADA E POSTO SIMÕES – TELEFONE: (33) 3738-1180

POUSADA GIRASSOL – TELEFONE: (33) 3738-1168

PENSÃO SÃO VICENTE – TELEFONE: (33) 3738-1222

BAR E RESTAURANTE HÉLIO E NEIDE – TELEFONE: (33) 8822-6967

RESTAURANTE BOM GOSTO – TELEFONE: (33) 8888-6465\

Rolar para o topo
Skip to content